Artista de Ubaitaba, Márcio Gari é selecionado pelo projeto Se Mostra Interior da Funceb

O projeto Se Mostra Interior, uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) em parceria com o Teatro Gamboa Nova traz para Salvador, de julho a dezembro, espetáculos de artes cênicas e obras de artistas visuais realizadas por artistas do interior. Conheça a história de Márcio Gari, o pintor que ficou conhecido nacionalmente em 2015 após participar de um programa de TV e já realizou duas exposições na Europa.

Nascido em Itagi, Márcio se mudou com a companheira para Ubaitaba quando passou no concurso para gari. Antes de assumir a profissão, Márcio conta que passou a se interessar pela pintura quando seus pais adquiriram um quadro pintado pelo seu tio. “Eu ficava muito tempo olhando aquelas paisagens pintadas por tio Val. Hoje, ele meio que se aposentou e eu assumi o lugar de pintor da família”, brinca.

O artista ficou conhecido nacionalmente em 2015 quando participou do programa Domingo Show, exibido pela TV Record. Em 2016 o pintor foi convidado para duas exposições na Europa, na embaixada do Brasil em Oslo, na Noruega, e teve sua vida registrada no livro “Artists Across Continets”, que reúne artistas de 17 países. Além disso, já participou de cinco filmes feitos na região.

“Eu sempre fui fascinado pela arte de pintar rosto. Fui aprimorando minhas técnicas e fiquei conhecido por pintar muitos famosos”, descreveu. Entre os famosos, Márcio pintou os cantores Luan Santana, Leo Santana, Wesley Safadão e Gustavo Lima, além do governador Rui Costa e o canoísta Isaquias Queíroz, ubaitabense tricampeão mundial na modalidade canoagem.

Pintando lembranças – O quadro “Doce Infância” integra o catálogo do Teatro Gamboa Nova do mês de julho, a obra registra a lembrança da infância. “Eu estava sentado em meu sofá e da janela eu vi as crianças brincando com uma espécie de balanço que fizeram amarrando um pedaço de pau numa concorda que era pendurada numa árvore”, explica. “Eu achei peculiar quando vi duas crianças brincando com a invenção e pensei que poderia se tornar um quadro”, conta.

“A minha brincadeira foi incluir na paisagem real algo da minha infância. Meus trabalhos é a forma de retratar o mundo como vejo”, afirma o artista. Outros trabalhos realizados por Márcio Gari podem ser vistos no Instagram (https://www.instagram.com/marciogaripintor/) e no canal do youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6TcPiA6clmx2qytw04QU0w)

Para o pintor, ter seu trabalho no catálogo do mês de julho do Teatro Gamboa Nova é uma gratificação do alcance que sua arte tem tido. “Ainda que minha arte já tenha viajado bastante, é muito importante poder ser reconhecido como artista baiano e ter meu trabalho sendo divulgado por aqui”, comenta Márcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.