Governador Rui Costa discursa na ALBA; Ilhéus é mencionada em vários momentos

O governador da Bahia Rui Costa (PT), discursou na abertura dos trabalhos de 2018 na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) nesta quinta – feira (01). O governador relacionou as conquistas de seu governo até o momento e a cidade de Ilhéus, no qual ele esteve em muitas ocasiões, foi mencionada. Entre as obras que terão continuidade, segundo o governador, a nova ponte Ilhéus – Pontal, e que finalmente, segundo palavras dele, a duplicação da Rodovia Ilhéus X Itabuna sairá do papel, embora não tenha mencionado quando de fato terá o inicio. Ao final, depois de lido o discurso,  ele mencionou a condenação do ex-presidente Lula a mais de 12 anos de prisão, questionando o fato. Isso pode ser visto a partir da marcação 1:36 do vídeo.

Veja alguns trechos onde a cidade é mencionada:

Abertura dos trabalhos da #Assembleia Legislativa da Bahia

Posted by Rui Costa on Thursday, February 1, 2018

“Buscando ampliar o número de leitos hospitalares e garantindo a regionalização, inauguramos mais 04 grandes hospitais. Em Ilhéus, o Hospital da Costa do Cacau, em Seabra, o primeiro Hospital Regional da Chapada Diamantina, e, em Salvador, o HGE2 e o Hospital da Mulher. São equipamentos de excelência que passaram a atender com procedimentos de alta complexidade e que, juntos, somam mais 582 novos leitos à rede pública de saúde da Bahia”.

“Vamos inaugurar, neste semestre, mais duas unidades de saúde: o Novo Hospital Couto Maia e o Novo Prado Valadares em Jequié. Além da rede própria do Estado, adotamos a estratégia de fortalecer os hospitais municipais para que estes ganhem caráter regional. Foi o que fizemos com os hospitais de Eunápolis, Brumado e Ribeira do Pombal, com a instalação de novas UTIs. É o que iremos fazer com os novos hospitais de Seabra e de Ilhéus – que serão unidades materno – infantis – e com as instalações das UTIs em Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso e Rui Barbosa”.

“No fim do ano passado, assinei ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, que contará com mais de 265 leitos convencionais, mais 30 leitos de UTI e oito salas de cirurgias. Essa unidade será referência para um conjunto de 13 municípios, incluindo Salvador.
Uma das iniciativas que mais me deram orgulho foi o mutirão de cirurgias eletivas. Chegamos a fazer 14.414 cirurgias em nossos mutirões, praticamente zerando a fila de espera por esse procedimento em toda a Bahia. Fiz questão de inaugurar os hospitais de Seabra e de Ilhéus já realizando grandes mutirões, atendendo à população”.

“Nós fomos em busca de outra realização muito importante. Falo da duplicação da BR 415, que liga Ilhéus a Itabuna. Assinei esse contrato em outubro do ano passado, depois de ter lutado muito para que o DNIT passasse a responsabilidade dessa obra para o Governo do Estado. Nessa primeira etapa, temos em caixa R$ 8 milhões já transferidos para pagar o projeto executivo e mais R$ 25 milhões colocados por meio de emenda de bancada federal para a obra da duplicação. Mais uma vez, registro a minha gratidão à bancada federal da Bahia e aproveito para pedir que repitam a emenda em 2018. Já mandei fazer o projeto urbanístico para realçar a beleza do Rio Cachoeira e do seu entorno. Na minha opinião, essa estrada logo se transformará na Avenida de Integração Jorge Amado, ligando Ilhéus a Itabuna, com duas pistas ladeando o lindo vale do rio”.

“Articulado a isso, temos a Ponte do Pontal, na cidade de Ilhéus uma obra tão desejada. Um belíssimo projeto arquitetônico, a primeira ponte estaiada da Bahia, que faz parte de um sistema viário de mais de 2 quilômetros e meio de extensão, pensado para tornar o tráfego da região mais seguro e mais fluido. Os trabalhos já estão bem avançados. Este ano, eu vou ter o orgulho e a alegria de entregar essa obra para a população daquela cidade”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.