Semana do MEI promove oficinas e palestras com ênfase na educação financeira, até hoje(24)

A microempreendedora ilheense, Jaqueline Santos, não perdeu a oportunidade de regularizar sua situação tributária com a Receita Federal. “Tenho três anos de formalizada e produzo vestidos temáticos. Estava sem declarar há pelo menos dois anos, vim fazer um acordo, mesmo achando que não havia mais jeito. Os agentes me apresentaram meios para voltar a estar em dia, e deu tudo certo. Estou muito satisfeita com o atendimento”, comemorou.

Jaqueline e mais 6.500 microempreendedores de Ilhéus podem acessar a 10ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), até esta sexta-feira (24), das 8h30min às 18 horas. Desde segunda-feira (20), um mutirão foi montado em frente à sede da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), no centro. São oficinas, palestras, seminários e orientações técnicas, para apoiar a gestão dos MEI e trazer capacitação com foco no sucesso do cliente.

A iniciativa anual é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiros e Prefeitura de Ilhéus, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic). Cerca de 50 pessoas por turno acessam o mutirão, que oferece serviços de formalização, instrução, declaração de faturamento anual e parcelamento de dívidas, conforme informou o chefe da Seção do Balcão do Empreendedor, Felipe Yamamoto.

Palestras – “Na praça de alimentação SAC, realizamos uma palestra esclarecedora sobre INSS, Previdência Social e educação financeira. Já no Mercado de Artesanato, ministramos a palestra Sei Controlar meu Dinheiro. A novidade é que este ano os participantes poderão regularizar o cadastro de formalização do MEI, de acordo com as novas regras do governo federal”, completa Yamamoto.

Já o titular da Sedic, Paulo Sérgio, avalia que o MEI foi a melhor coisa que aconteceu ao pequeno empresário. “Muitos microempreendedores individuais já podem impulsionar seu negócio e crescimento. Essa consciência de investimento é clara entre eles, pois já conseguem planejar uma futura aposentadoria, além dos benefícios do INSS”.   

De acordo com o Portal do Empreendedor, existem hoje mais de 8,3 milhões de MEI em operação no país. Os interessados poderão obter ainda informações sobre crédito, gestão, finanças, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdo específico para alguns segmentos como beleza, alimentos e bebidas, energia, construção e reforma, saúde e bem-estar, vestuário, turismo, calçados e bolsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.