Saúde: Brasil tem mais de 1,6 mil casos confirmados de sarampo

Dados atualizados nesta quarta-feira (12) pelo governo federal mostram a confirmação de 1.673 casos de sarampo no Amazonas e em Roraima, estados que enfrentam surtos da doença. Além destas ocorrências, outras 7.812 continuam sob investigação.

A maior parte dos casos foi registrada no Amazonas, com 1.326 ocorrências da doença confirmadas e outras 7.738 em investigação. Já Roraima apresenta um quadro com 301 confirmações de sarampo – 74 ainda são investigados. No total, já são oito mortes confirmadas – quatro em cada estado.

Os casos da doença diagnosticados no Brasil estão relacionados à importação, uma vez que o genótipo do vírus (D8) encontrado no País é o mesmo que circula na Venezuela, que enfrenta um surto de sarampo desde 2017. Além dos incidentes no Amazonas e em Roraima, foram registradas ocorrências isoladas da enfermidade em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (18), Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2).

Campanha

Cerca de 10,4 milhões de crianças de todo o País, ou 93,2% do público-alvo, foram vacinadas contra o sarampo. Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), 11 estados atingiram a meta do Ministério da Saúde de imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo contra o sarampo e a poliomielite. Mais de 762 mil crianças, entretanto, ainda não tomaram a vacina.

*Com informações do Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.