SECULT – Ilhéus apresenta as ações para o Verão em 2018

Pawlo Cidade, gestor cultural e representante da secretaria municipal de Cultura (Secult) de Ilhéus, anunciou  na última quinta – feira (28), durante a apresentação do Projeto Verão 2018 – uma série de oficinas e atividades de rua estará inserida na programação da alta estação – que visa  atender a moradores locais e visitantes. Nos dias 5, 12 e 19 de janeiro, vão ocorrer apresentações do grupo “Circo de Lua”, uma escola de arte que vai montar sua tenda na praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal.

A Secretaria Municipal da Cultura também promoverá nos meses de janeiro e fevereiro oficinas de teatro, iluminação, arte em papel, dança afro, rap e elaboração de projetos culturais. As oficinas serão realizadas na sede da Secretaria e na Biblioteca Pública Adonias Filho.

A oficina de Arte em Papel será coordenada pelo professor Joferson Ferreira, artista plástico e artesão, no período de 15 a 19, pela manhã e é destinada à jovens e crianças a partir dos 10 anos; a oficina de dança afro será de 17 a 19, também no turno matutino e será coordenada pelo Batuka Gêge, no foyer do Teatro Municipal, a partir das 10h; a oficina de Teatro Infantil será nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, às 10h, para crianças e pré-adolescentes, às 10h, no Teatro Municipal e a oficina de Teatro Experimental será nos dias 13 e 20 de janeiro, aos sábados.

Pawlo Cidade, gestor cultural do município (Foto: Secom)

Ações piloto – Em fevereiro, as oficinas de Iluminação Cênica, com Paulo Rosário e Elaboração de Projetos Culturais, com Pawlo Cidade, acontecem entre os dias 15, 16 e 17, às 19h. Segundo o Secretário de Cultura, “as oficinas de verão tem como objetivo principal promover a integração, sensibilidade, percepção, criatividade, autoestima, concentração e capacidade de transformação dos participantes em cada uma das modalidades propostas”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secult, das 12h às 17h, à Rua Jorge Amado, 21, Centro, no período de 02 a 12 de janeiro.

Pawlo Cidade destaca que as oficinas são ações piloto que, posteriormente serão levadas aos bairros periféricos de Ilhéus. “A proposta é, além de oferecer aprendizagem, formar mão-de-obra para atender as demandas do Teatro Municipal de Ilhéus, gerando oportunidades de emprego e renda”, disse.

A Secult também estará responsável pela organização de Ensaios de Blocos Afro, dias 11 e 18 de janeiro, que acontecerão na Concha Acústica, espaço popular de shows recentemente recuperado – e requalificado – pela Prefeitura. Uma Levada Cultural, com a participação de artistas e grupos culturais, acontece no dia 20 de janeiro, à tarde, animando as ruas do Centro Histórico de Ilhéus.

Irmão Lázaro (foto) é uma das presenças confirmadas para a 17a. edição do Vem Louvar Verão em Ilhéus (Foto: Secom)

Vem Louvar Verão – Paralelo aos eventos e ações culturais promovidos pela Secult Ilhéus,  segundo a organização, o Vem Louvar Verão, que será no dia 02/01/2018 é inteiramente gratuito e aberto para todos os públicos, patrocinado por empresários locais e doações. Haverá ainda barracas padronizadas de lanches, nas noites de shows, além de produtos como camisetas, chaveiros, adesivos, squeezes e bonés que serão disponibilizados e vendidos antecipadamente no Centro de Ilhéus. O público vai curtir também apresentações de grupos locais. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e já faz parte da programação oficial do município. Dentre as atrações, o Irmão Lázaro que se apresenta no palco, a partir das 19h30min. O evento anual é organizado pela Igreja Batista Lindinópolis, que chega a sua décima sétima edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.