Ilhéus: Baleia vista no Porto do Malhado

O Ilhéus em Pauta recebeu uma imagem via Whatsapp de uma baleia ao largo do Porto do Malhado. O áudio está um pouco prejudicado por conta do vento, mas na proporção que populares com seus smartphones iam se aproximando o  mamífero é visto com mais nitidez.

Não foi possível verificar a espécie da baleia, nem mesmo se é da espécie Jubarte, que está em ciclo migratório. Não foi possível confirmar também se era um animal adulto ou se tratava de um filhote. As imagens duram menos de 2 minutos, depois acredita-se que a baleia seguiu seu caminho.

A migração de baleias, a Jubarte em especial, está em pleno andamento. Com o nome científico de  Megaptera novaeangliae,  ela  passa os verões nas águas frias e em áreas temperadas e polares, e se reproduz em climas tropicais ou subtropicais, tendo o litoral que abranje desde o Rio de Janeiro, Espirito Santo e Bahia, como seus locais de reprodução.

Há relatos de sua passagem pela região sul e extremo sul, lamentavelmente com mortes, onde a primeira foi registrada na península  de Maraú (relembre aqui).

Veja as imagens feita por populares e estivadores que estavam no local:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.