Ilhéus: Voluntários farão uma ação neste sábado (24) em prol do Abrigo São Vicente

O Abrigo São Vicente de Paulo, em Ilhéus  foi fundada em 10 de setembro de 1916, pelos “vicentinos” da cidade de Ilhéus. É  uma sociedade civil, sem fins lucrativos e há 95 anos vem prestando serviços à comunidade ilheense e da região, cuidando de idosos carentes.

Inicialmente a instituição não possuía sede e cuidava dos presos e dos pobres da cidade, doando-lhes roupas e alimentos, além do amor cristão. Até o ano de 1936, a instituição funcionou sem ter sua sede, dando assistência aos presos, realizando trabalho social na cadeia pública, levando a palavra de Deus aos mesmos, e cuidando dos pobres e mendigos da cidade.

Hoje ela é uma referência no apoio a idosos e hoje abriga 65 deles, mas há informações em sites que chegou a abrigar 100 idosos no passado, mas o caráter humanitário permanece. Isso cativa as pessoas, gera sentimentos de solidariedade e doação sem querer nada em troca. Isso é uma característica de nosso povo: Se juntar, arregaçar as mangas e ajudar, mesmo que isso hoje em dia é algo menos recorrente.

(Divulgação)

Mas essa semente germinou e tomou a forma de um grupo de ajuda, o “Movimento Escalada”, oriundo dos movimentos católicos (Igreja Nossa Senhora Aparecida no Malhado e Catedral São Sebastião no Centro), que existe há 18 anos e promover ações sociais faz parte do dia a dia do grupo. A idéia de ajudar o Abrigo foi dado por 2 integrantes do grupo que fazia visitas regulares a o local e viram as necessidade que toda entidade sem fins lucrativos faz para se manter. Dai para a ação de ajudar, foi instantâneo. A   cada 2 meses, uma nova ação será feita, como a aquisição de fraldas geriátricas no futuro por exemplo.

Ao todo são entre 30 e 50 jovens e estão todos motivados em ajudar. A próxima ação está marcada para o sábado (24) às  14 horas , onde terão musica, oração e interação e  lanche  aos idosos e claro a entrega das doações.

Joana Oliveira, que cedeu entrevista ao Ilhéus em Pauta gentilmente,  pede a quem possa ajudar que doe café, açúcar e leite e entregue nos postos de entrega: na Art Coco (Rua Dom Pedro II, centro) e na loja TeamCamisa10 (Rua Eustáquio Bastos – fundo do Banco do Brasil, também no centro). Toda ajuda é bem vinda e os nossos velhinhos contam com isso. Toda ajuda conta. Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.