“O dia que a felicidade foi completa”: SDS Ilhéus promove dia especial na vida de moradora do MCMV.

“Nunca fui lembrada por ninguém. Jamais recebi um presente no dia do meu aniversário”. A frase dita por Conceição Santana dos Santos chamou a atenção da equipe de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, durante a entrega das chaves do Condomínio Rio Cachoeira, no último dia 9, em Ilhéus. A pensionista foi uma das contempladas no Programa Minha Casa, Minha Vida e comemorava o direito à casa nova e o fim de um ciclo de 35 anos de responsabilidade com aluguel. Entre a alegria do presente, veio o desabafo da solidão.

“Aquilo marcou demais a gente”, afirma a secretária Soane Galvão. Verificando a documentação de dona Conceição, a equipe da SDS descobriu que na última segunda feira (12), ela completaria 56 anos de vida. Era a hora de quebrar esse ciclo. “Foi um dia intenso, de organização. Primeiro, localizar a residência, providenciar flores, balões coloridos, mensagens gravadas, presente. Uma lembrança simples, mas como ela mesma falou, nunca tida antes”, explicou Soane Galvão.

Esforço concentrado das equipes do SDS Ilhéus promoveu um dia diferente na vida de dona Conceição (Foto: Rodrigo Macedo)

À tarde, um carro improvisado pela SDS, e uma equipe da secretaria, subiram a ladeira do Basílio e foram ao encontro de dona Conceição. A alegria da pensionista – que completa a sobrevivência com recursos da atividade de marisqueira – se confundiu com a própria festa organizada pelos servidores da SDS.

“Vimos aqui dizer que a senhora foi lembrada no dia do seu aniversário”, disse a jornalista Meire Borges. “A secretária te mandou um beijo e as flores que representam a essência da vida. A vida tem a capacidade de mudar a todo tempo, como hoje, por exemplo”, completou.

Dona Conceição sorriu. Não conseguiu – e nem precisou – dizer mais nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.