Ubaitaba: Construção do centro de canoagem autorizada

O governador Rui Costa assinou nesta sexta-feira (22), ordem de serviço para a construção do Centro de Treinamento para Canoagem na cidade de Ubaitaba, distante 80 km de Ilhéus. Com recursos na casa de   R$ 1,2 milhão, o projeto prevê também  a construção de mais dois centros de canoagem, em Ubatã e Itacaré, que em valores totais, somam total de R$ 3 milhões. O Rio de Contas faz parte da vida e do cotidiano dos moradores de Ubaitaba, onde todos os dias, moradores do município – cujo nome em tupi-guarani quer dizer ‘cidade das canoas’, utilizam o rio para fazer a travessia para a cidade vizinha, Aurelino Leal.

Isso visa aproveitar todo o potencial histórico, e claro, objetivando alavancar o desenvolvimento da canoagem na região e estimular a prática esportiva entre crianças e jovens.  “Com o centro de canoagem, iremos estimular a juventude e a prática esportiva, tendo, quem sabe, mais atletas baianos sendo medalhistas. Mas, independente das medalhas, nosso desejo é que a juventude encontre seu caminho na educação, no esporte e na cultura. Por isso, hoje também autorizamos a construção de um campo de futebol e a reforma do ginásio de esportes da cidade. Vamos continuar investindo e acreditando na juventude”, afirmou Rui.

As obras serão financiadas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).  Serão disponibilizadas 90 vagas em cada unidade, atendendo jovens com idade a partir de 7 anos, portadores ou não de deficiência física, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, durante um período de 19 meses. Os jovens serão, preferencialmente, alunos de escolas públicas e organizações de ensino que possuam baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e que, também preferencialmente, estejam em situação de risco social.

Já neste sábado (23), o governador estará nas cidades de Itacaré, às 9h; e Ubatã, às 14h, para autorizar a construção dos centros de canoagem que vão impulsionar o desenvolvimento do esporte nos dois municípios e região.

Obras para Ilhéus – Ainda em Ubaitaba, o governador  garantiu ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que assinará a Ordem de Serviço da duplicação da BR-415, trecho entre Ilhéus e Itabuna, em outubro (09). Uma das mais importantes rodovias baianas, a duplicação da Jorge Amado está com licitação feita, com contrato assinado e pronta para começar. Aguardava apenas um parecer do Tribunal de Contas da União. De acordo com o governador Rui Costa, o DNIT estimou o custo da obra em 109 milhões.

Na avaliação do TCU, a obra deveria ser executada por 107 milhões. No entanto, o governo da Bahia licitou o empreendimento por 105 milhões. Ou seja: 4 milhões a menos que o estimado pelo DNIT e 2 milhões a menos que o determinado pelo TCU. Além disso,  Rui Costa voltou a garantir ao prefeito de Ilhéus que o governo da Bahia, além de inaugurar o Hospital Costa do Cacau, vai iniciar as obras de transformação da estrutura do Hospital Regional Luiz Viana Filho em uma unidade materno-infantil para atender a toda a região.

Com informações de Secom Ba e O Tabuleiro.com

 

Mário Cardoso

43 anos, Graduando em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz, colaborador deste site, administrador dos grupos Ilhéus Empregos e Classificados Ilhéus X Itabuna no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *