Campeonato Black Trunks marcou 45 anos do surf na Terra do Cacau

A Praia de Backdoor, em Olivença, foi o palco escolhido para a comemoração dos 45 anos do surf na Terra do Cacau. A data foi marcada pelo 1º Black Trunks de Surf Olivença, campeonato realizado durante o feriadão (12, 13 e 14), pelo surfista e produtor de eventos, Marcos Conceição (Sekão).

O evento reuniu competidores das categorias open, master, gran master, carruna, gran carruna, feminina, mirim e dinossauro, e trouxe grandes nomes do mundo do surf, como Ronaldo Fadul, Fredão e Jojó de Olivença. O campeonato teve um formato beneficente e arrecadou cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis, que foram distribuídos pelo Instituto Marola, nas comunidades carentes de Ilhéus e instituições de ensino, como a escola Jorge Calmon.

Sekão disse que escolheu a praia de Backdoor porque foi lá que passou boa parte da sua infância e onde começou sua história no surf. “Eu não poderia ter escolhido outro lugar para este campeonato, sempre quis voltar a Olivença e mostrar a minha gratidão por essa terra e pelo seu povo. Praticamente foi aqui que formei o meu surf profissional”, disse o surfista, que atualmente mora na suíça.

Para Jojó de Olivença, campeão mundial, foi uma grande satisfação prestigiar um evento sem fins lucrativos e de tamanho valor agregado, que conseguiu reunir lendas do surf. “Encontrei amigos da década de 80 por aqui, pessoas que fundaram o surf na Bahia e isso não tem preço, estou muito feliz”, enfatizou o veterano.

Em 2020, o surf fará parte do programa olímpico nos Jogos de Tóquio, sonho antigo de muitos surfistas, trazendo na competição campeões mundiais como Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.