Esportes: Inscrições abertas para 1a. Copa Vitoria de Basquete, em Ilhéus.

Será realizado no nos dias 21 e 22 de abril a Copa Vitoria de Basquete em Ilhéus. Será realizado no Ginásio de Esportes da cidade. Um evento diferente dos campeonatos convencionais da modalidade esportiva, onde 3 Pontos, Lance Livre, Habilidades e Enterradas serão os requisitos exigidos dos atletas. A procura por informações já começaram e as expectativas de que o campeonato será um sucesso são evidentes, segundo a organização do evento.

Um verdadeiro resgate da tradição do Basquete ilheense está sendo promovido através desse evento e outras edições estão previstas justamente para consolidar, e  o Ilhéus em Pauta manteve contato com Ademir Lima Júnior, um dos responsáveis pela vinda desse evento na cidade, e nos deu mais informações a respeito:

IEP – Quais são as expectativas sobre o evento?

Lima Júnior – A Associação Ilhéus Basquetebol, responsável por gerir o time, está promovendo uma reformulação administrativa na equipe, trabalhando junto com empresas locais para formação de parcerias e patrocínio, promoção de eventos ligados ao basquetebol.

Esta competição é a primeira de uma série de outras competições de diversos formatos, que visam estimular não só a prática do desporto, mais também saúde, conscientização social, o turismo e a economia local. Queremos fazer de Ilhéus referência na modalidade através de nossos eventos. Posterior à Copa Vitória, faremos um Curso de Arbitragem de Basquete, que está sendo providenciado junto à Federação Baiana de Basketball. Este curso será de extrema importância por formar profissionais habilitados para arbitragem e por ser descentralizado da capital, uma das maiores dificuldades daqueles que tentam ser tornar árbitro federado.

Contamos com a presença do público, em especial dos jovens. Para tanto, o evento será divulgado nas escolas e faremos sorteios de brindes, como bolas de basquete e futebol, para o público presente.

IEP – Está tendo boa aceitação? Tem equipes confirmando a presença no evento?

Lima Júnior – Várias equipes se mostraram interessadas no evento. A lista final será divulgada na semana do evento. Mas times como Vitória da Conquista, times de Salvador, como o TBJ, a equipe de Simões Filho, bem como equipes da região, Itajuípe, Itabuna e outra equipe de Ilhéus, formada por jogadores mais jovens.

Cartaz do evento

IEP – Uma vez tendo um bom retorno sobre esse primeiro evento, tem previsão de fazer mais edições?

Lima Júnior – A intenção é transformarmos Ilhéus em referência nos eventos de Basquete. Com apoio de nossos patrocinadores, iniciativa privada e do interesse das equipes em disputar as competições, nossa pretensão é de realizarmos 2 torneios distintos por ano e sediarmos algumas outras competições menores, como 3X3, modalidade bem popular do basquetebol de rua. Esperamos que a sociedade ilheense participe e abrace a ideia, para que o esporte seja um catalisador para integrarmos economia e turismo em um só evento.

IEP – A Secretaria de Esportes ou o Governo do Estado foi procurado para dar ou solicitar apoio ao evento ou é feito somente através dos patrocinadores?

Lima Júnior  – O evento não tem apoio de nenhum órgão municipal, estatal ou federal. Solicitamos junto ao Diretor de Esportes a autorização para uso do espaço nos dias solicitados. O fato de não haver uma Secretaria específica para o esporte prejudica este tipo de evento, uma vez que não há espaço no orçamento para tal financiamento. Nos preocupa a percepção que o esporte tem na cenário atual sempre esquecido como agente transformador, agregador, formador e social. Em breve solicitaremos uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir isso com as autoridades.

Porém, isso não nos impedirá de seguirmos buscando patrocínios e muitas vezes bancando do próprio bolso, nossa organização para sediarmos eventos e participarmos das competições nos mais diversos locais do Estado.

IEP – De quem foi a ideia de se criar o campeonato e porque?

Lima Júnior  – Eu, que estou assumindo a Associação Ilhéus Basquetebol, antiga Liga Ilheense de Baskett, fiz alguns contratos de patrocínio e entre uma das obrigações da equipe, como patrocinada,sendo gerenciada pela Associação, é promover estes tipos de eventos para divulgação da marca de nossos patrocinadores. Além disso, para mostramos à sociedade ilheense a capacidade da equipe, que por anos atuou voluntariamente e sozinha em diversas competições, se tornando um nome de peso no cenário do basquete baiano, fato este nunca mencionado pela imprensa local ou poder público.

Veja abaixo, o cronograma do evento:

🏀 COPA VITÓRIA DE BASQUETE – 1° Edição

📌 Local: Ilhéus – BA
📆 Data: 21 e 22 de abril, sábado e domingo.
⏰ Horário: a partir das 14h de sábado, com Finais no domingo.
💲 Valor da Inscrição: R$ 350,00.

Vagas para Equipes: 05 equipes (as vagas serão destinadas às 5 primeiras equipes que efetuarem o pagamento).

=== INCLUSO ===
🛏 Alojamento (necessário trazer colchões e roupa de cama)
🍲 Alimentação (jantar no sábado, café da manhã no domingo) para as equipes;
💧 Água durante os jogos;
🙅‍♂ Árbitros com Experiência de Campeonato Baiano;
⛹‍ Torneio de 3 Pontos, Lance Livre, Habilidades e Enterradas (2 vagas por time);
🏆 Premiação com troféus e medalhas;
📡 Jogos ao vivo via Instagram, Facebook e YouTube.

DADOS PRINCIPAIS
Quantidade de Jogos: 08
Forma de Disputa: As 6 equipes são divididas em dois grupos com três participantes. O 2° colocados de cada grupo se enfrentam na disputa do 3° e 4° lugar e os 1° colocados de cada grupo se enfrentam na Final.

=== PROGRAMAÇÃO ===

SÁBADO – 21/04
14h00 – GA, 1×2
15h30 – GB, 4×5
17h00 – GA, P¹x3
18h30 – GB, P²x6
20h00 – GA, V¹x3
21h30 – GB, V²x6

DOMINGO – 22/04
08h00 – Disputa do 3° e 4° Lugar
09h30 – Torneio de Habilidades
10h00 – Torneio de Enterradas
10h30 – Torneio de 3 Pontos
11h00 – Torneio de Lance Livre
11h30 – Final
12h30 – Premiação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *