Ilhéus: Ilheense busca mais um título em campeonato de Fisiculturismo

O atleta ilheense de fiscultirismo Roberto Santana Almeida  é nutricionista, palestrante de nutrição esportiva  e proprietário de uma conceituada academia em ilhéus, Mega Fitness, que virou uma das referências na cidade e se tornou sinônimo de saúde e bem-estar. Beto, como é mais conhecido, é um incansável e focado em seus objetivos que vem gerando inúmeros resultados positivos.

Em maio deste ano, na cidade de Salvador, Beto se sagrou campeão baiano na categoria Muscular Man Physique durante o Campeonato Baiano de Fisiculturismo – IFBB – BA, e um novo desafio está a caminho, o Campeonato Brasileiro da modalidade que ocorrerá no próximo sábado (15) de julho em Ribeirão Preto – SP. O atleta concedeu entrevista ao Ilhéus em Pauta contando um pouco de sua trajetória no esporte e sobre os desafios. Veja na íntegra a entrevista:

  – Desde quando você se dedica ao fisiculturismo e musculação?

 Beto - Sou Roberto Santana, nutricionista esportivo e estético, palestrante e atleta Ifbb de fisiculturismo. Falando em fisiculturismo me dedico  a esse esporte e como sempre digo, um estilo de vida desde fim de 2013 onde participei da minha primeira competição. O campeonato sul baiano superbody que me consagrei 2 lugar. Tenho hoje 29 anos. Um pouco acima da media quando comparado a vários ótimos atletas que iniciam no esporte já com 18 anos em média.

   – O que te motivou a participar dos concursos de fisiculturismo?

 Beto - Sempre fui apaixonado por musculação desde a adolescência. Quando decidi fazer minha faculdade de nutrição, almejei somente a área esportiva e fui focado desde o inicio. Sempre ia a congressos especializados para me aprofundar mais e lia estudos da área. Não podia somente contar com a faculdade, pois infelizmente nada aprenderia sobre a área esportiva, uma vez que só tive uma matéria durante o curso e ao meu ver infelizmente não foi aprofundada. Quando me formei eu vi que precisava mostrar aos meus futuros pacientes que eu era diferente no que fazia. Logo eu queria ser exemplo do que iria começar a divulgar e trabalhar. Já tinha alguns conhecidos que competiam e pedi ajuda deles para participar da primeira competição em 2013. Me preparei, vi a nutrição realmente agindo na pratica, as dificuldades que meus pacientes passariam para que eu acima de tudo entendesse o sentimento deles. Depois do primeiro campeonato me apaixonei e não quis mais parar.

    – Em paralelo, você é nutricionista e proprietário de academia. Como você consegue lidar com essa rotina?

 Beto - Em 2015 abri a Mega Fitness. Ser nutricionista e atleta já é bem difícil. Difícil mesmo é ser atleta e outro trabalho pois o estilo de vida de um atleta é bem regrado. Nessa época antes de abrir a academia eu estava sendo campeão da copa Bahia e fui participar do meu primeiro Arnold classic Brasil, evento de porte internacional. Um sonho a ser realizado por estar perto do ícone do esporte, Arnold Schwarzenneger. Não ganhei infelizmente, mas estava realizado em ter participado. Fui logo após para o meu 3 campeonato regional e por muitas dificuldades na época, mexendo com a abertura de uma empresa não tive como me dedicar 100%, fiquei em 4 lugar neste ano. Uma semana depois inaugurei a mega fitness e vi que seria preciso dar uma pausa nos campeonatos e focar na empresa, fazer ela dar certo. Assim fiz e ela tem sido referencia na cidade a cada dia ate hoje e assim será.

     – Que campeonato foi esse que você participou, em qual categoria  se sagrou campeão?.

 Beto - Haviam se passado mais de 1 ano e meio que tinha parado e o desejo de voltar aos palcos eram enormes. Então no dia 02 de janeiro deste ano 2017 decidi voltar a me preparar sob o comando do meu coach Diego Nonato! Esse foi um dos grandes responsáveis pelo meu resultado. Me resgatou  para o esporte e para minha fé em Deus também. Serei eternamente grato. Em meio a tantas dificuldades Deus sempre estava lá agindo em silêncio mas me ajudando para que eu continuasse mesmo quando eu  pensava em desistir. E no dia 28/05, Ele permitiu! Fui consagrado campeão baiano na categoria muscular  physiques. Como foi a primeira edição na Bahia, levarei esse titulo de primeiro campeão baiano sempre comigo e sou muito feliz. Agora estou indo para o campeonato brasileiro para honrar a ação de Deus na vida de quem confia nele e luta com foco e vontade aqui na terra. A palavra diz que "confie em mim e age aqui na terra e o resto farei"

       – Você esperava esse resultado? A concorrência na sua categoria foi grande? Qual sãos os novos desafios? Quando é o próximo campeonato e quais as suas expectativas?

 Beto - Haviam momentos que sim e outros que não. Eram grandes atletas que iriam competir comigo. Merecedores também que já estavam sem pausar na rotina de preparação. Atuais campeões que subiram ao meu lado. Foram 12 atletas de ótimo nível e de forma unificada. Eu era o menor de todos com 1.66m e tinham atletas acima de 1.78m. O próximo desafio será o campeonato brasileiro que ocorrerá agora no sábado dia 15 de julho em Ribeirão Preto. Só depois do que acontecer lá pra traçar os próximos passos. Eu gosto assim de não imaginar nada além de um objetivo que necessita do outro ser alcançado. Acredito que uma coisa de cada vez deve ser feita. Espero trazer ótimas noticias depois desse brasileiro. E ai teremos reais desafios ainda maiores. Porem meu maior desafio é sempre estar melhor a cada campeonato, não melhor do que ninguém e sim melhor do que a mim mesmo,ser a minha melhor versão, melhor em vida espiritual primeiramente e melhor na minha vida profissional e como atleta. Abraços meus amigos.

Roberto finaliza essa entrevista agradecendo pela oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho

 Obrigado a todos vocês pela oportunidade de falar um pouco sobre minha vida no esporte. E aproveito para dizer que se alguém quer de verdade uma coisa, tenha vontade, determinação e 100% de foco. E acima de tudo, fé em cristo Jesus, pois tudo é somente pela vontade Dele. Deus é bom o tempo inteiro. Confie nele e faça sua parte. Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.