Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 22

O frio está chegando e com ele o risco de adoecer. E para proteger a população contra o vírus da gripe, o Ministério da Saúde disponibilizou 60 milhões de doses para todos os estados. Até agora em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atingiu um pouco mais de 77% de pessoas vacinadas. E para atingir a meta proposta pelo ministério, o governo prorrogou a campanha até a próxima sexta-feira, 22 de junho.

Em Ilhéus, foram aplicadas, até agora, 35.318 doses (84,22%) em pessoas que fazem parte do público alvo, segundo os últimos dados fornecidos pela secretaria municipal de Saúde (Sesau). De acordo com o setor de Imunização, o grupo que mais precisa receber a vacina contra a gripe, são as gestantes, com apenas 53% de acordo com o boletim epidemiológico. É necessário que os grupos prioritários atinjam 90% de cobertura.

Quem pode vacinar – Devem receber a dose gratuitamente, crianças de seis meses a menores de cinco anos; idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada; povos indígenas; gestantes; mães com até 45 dias até o parto; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Então, quem não conseguiu se vacinar, deve procurar o posto de sua comunidade munidos da carteira de vacinação.

“A vacinação, como a saúde de uma maneira geral é uma responsabilidade de todos. Não basta que o governo federal forneça, o estado distribua e os municípios coloquem as vacinas a disposição da população dentro dos postos de atendimento para a vacinação. É necessário que a população também se interesse em perceber o risco, inclusive de morte por complicações da gripe” alertou a titular da Saúde, Elizângela Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.