Cemitérios de Ilhéus receberam milhares de visitantes no Dia de Finados

Nesta sexta-feira, 2 de novembro, os portões dos cemitérios municipais estarão abertos das 7 às 17 horas, a fim de receber milhares de visitantes para as celebrações em homenagem ao Dia de Finados. Como tradição, a Diocese de Ilhéus informou que vai contar com vigílias e missas durante a programação. Como neste ano a data cai numa sexta-feira, o movimento nos cemitérios pode ser grande por se tratar de um final de semana prolongado.

Os cemitérios do Nossa Senhora da Vitória, no Alto Teresópolis; São João Batista, no Nelson Costa; São Jorge, no Alto do Basílio; Nossa Senhora da Escada, em Olivença; Salobrinho, e nas localidades de Couto e Juerana, devem receber maior fluxo de visitantes no feriado nacional. A coordenação informa que os cemitérios do Basílio e do Nelson Costa se encontram no extremo de suas capacidades e pede a todos os visitantes desses espaços que tenham o máximo de cuidado no contato com os túmulos e que evitem deixar lixo nos locais.

Celebrações – Haverá vigília de Finados na paróquia da Vitória, no Alto Teresópolis, nesta quinta-feira (1), a partir das 19h30min, com celebração do vigário paroquial, o padre Damião Borges, além de Via Sacra e Terço dos Falecidos. Já na sexta-feira, as celebrações religiosas ocorrerão às 7 horas na paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, localizada no bairro do mesmo nome, e no Alto Teresópolis. Em seguida, às 8 horas, ocorre missa na Catedral de São Sebastião. Depois, às 9 e às 16 horas, respectivamente, na paróquia da Vitória.

Tradicionalmente, o Dia de Finados é marcado pela ampla visitação popular aos túmulos, em gesto de respeito e tributo à memória dos entes queridos. A Administração Municipal se sensibiliza com a importância deste momento e trabalha com eficiência para garantir o bem-estar de todos. Além da manutenção realizada durante todo o ano no local, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) procedeu com intenso trabalho de limpeza geral e melhorias nos cemitérios municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.