fbpx

Concurso PM-BA: 120 mil farão prova neste domingo

Neste domingo (6), 123.812 candidatos inscritos farão as provas do concurso da Polícia Militar da Bahia. Ao todo, os candidatos vão ter 4h30 para responder as 80 questões das provas objetivas e discursivas (com redação), responsável por eliminar boa parte dos concorrentes, portanto, é preciso ficar atento.

Os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h, de acordo com o Edital. As provas para soldado da PM serão aplicadas em sete cidades baianas. No sul da Bahia, milhares de candidatos para as vagas de soldado farão a prova em Ilhéus, e por conta da demanda, há informações junto aos principais hotéis da cidade que não há mais vagas para hospedagem desde a última quarta-feira (02), dado a pedidos de reserva antecipada.

Nas demais regiões do Estado, as provas serão em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Salvador e Itaberaba. O concurso da Polícia Militar da Bahia oferece o total de 2.000 vagas, das quais 1.819 para pessoas do sexo masculino e 181 para mulheres.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

Do total de vagas, 750 são destinadas ao Corpo de Bombeiros. São 672 para homens e 78 para mulheres. Os candidatos à vaga de Bombeiro Militar farão provas em Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

Quem vai concorrer para a vaga de policial militar preste atenção na concorrência, porque de acordo o com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizadora do concurso,  123.812 pessoas se inscreveram para as vagas de PM, resultando assim em uma proporção de 61 candidatos por vaga. Já a função de bombeiro recebeu 18.066 inscritos (24 candidatos por vaga).

Para a região de Itabuna e Ilhéus serão 250 vagas para o cargo de soldado e 25 para o Corpo de Bombeiros.  Os aprovados no concurso vão participar do curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

DICAS PARA FAZER UMA BOA PROVA

Use roupas leves, leve lanches que te deem energia, como chocolates, frutas e barras de cereal por exemplo. Leve sempre uma garrafinha de água consigo e modere o consumo: muitas idas ao banheiro pode te desconcentrar. Comece por questões mais trabalhosas, como português, interpretação de texto e questões de raciocínio lógico, por exemplo, pois sua cabeça tá mais descansada e facilita a resolução.

Reserve no mínimo 30 ou 40 minutos para o preenchimento do cartão resposta. O recomendado é resolver toda a prova e somente no final marcar o cartão. Se deixar poucos minutos para preencher, existe a possibilidade que marque algo errado, porque estará com pressa.

 

Mário Cardoso

44 anos, Graduando em Letras pela Universidade Estácio de Sá, colaborador deste site, administrador dos grupos Ilhéus Empregos e Classificados Ilhéus X Itabuna no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.