Estudantes estrangeiros reforçam a diversidade e a internacionalização da UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC realiza, anualmente, a recepção dos estudantes estrangeiros que chegam para intercâmbio acadêmico na graduação, por um semestre letivo, bem como aqueles que são selecionados para realizar o curso completo de mestrado ou doutorado.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais, o professor Ronan Xavier Corrêa “a edição 2019 da solenidade está sendo programada para abril e prevê participações de discentes nacionais e estrangeiros, que já se encontram no Brasil, além de professores de diversas áreas da UESC, visando promover a integração entre os recém-chegados e a comunidade acadêmica da Universidade.” A  recepção será feita a partir da percepção dos estudantes estrangeiros que se encontram regularmente matriculados na UESC.

A primeira reunião com os estudantes é realizada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint), de forma individualizada, para instruir sobre a documentação necessária e demais procedimentos administrativos relativos ao intercâmbio e realização do curso. Posteriormente realiza-se um encontro cultural para apresentação da universidade e de aspectos típicos da região de inserção da UESC, em que a Arint conta com o apoio de variados setores da UESC.

A edição realizada em 2017 foi em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PPGDMA (na época, sob a coordenação da prof.a Romari Alejandra Martinez Montano, e com o Projeto de Extensão “Dinamizando o ensino da língua espanhola na UESC” (coordenado pelo professor Juan Facundo Sarmiento). Houve participação de professores da UESC de nacionalidades diversas, dentre os países hispano-americanos.

Em 2018, a recepção, ocorrida em abrilteve a parceria do Projeto de Extensão “Dinamizando o ensino da língua espanhola na UESC” e contou com a participação de docentes que apresentaram palestras com os seguintes temas: características socioeconômicas e oportunidades na região Ilhéus-Itabuna pelo prof. Sócrates Jacabo Moquete Gusmán; visão geral da Universidade Estadual de Santa Cruz com a prof.a Romari Alejandra Martinez Montano, e o que significa a região cacaueira? O chocolate em Ilhéus e região, pela prof.aZina Angélica Cáceres Benavides). Participou também o prof. Martín Roberto Del Valle Alvarez, docente do Programa de Pós-Graduação em Zoologia que vem absorvendo alunos estrangeiros há mais de uma década.

Na ocasião, a reitora Adélia Pinheiro apresentou as boas vindas aos estudantes estrangeiros, mostrando que a UESC está aberta à cooperação internacional por meio da educação, e ao desenvolvimento de uma cultura de paz, mediada pela colaboração educacional entre os países.

Por sua vez, o prof. Dr. Ronan Xavier Corrêa, enfatizou que os estudantes de mestrado e doutorado que ingressaram este ano na UESC correspondem à adesão dos diferentes programas de pós-graduação à iniciativa de colaboração internacional por meio da educação e de capacitação científica de profissionais para atuarem em diferentes países das Américas.

No período de 2014 a 2018, os programas de mobilidade desenvolvidos pela Arint, em cooperação com os diferentes colegiados de cursos, proporcionaram o ingresso de 70 estudantes estrangeiros na UESC (10 em mobilidade na graduação e 60 em curso completo da pós-graduação). A procura dos nossos programas de pós-graduação por alunos estrangeiros é um indício de que nossos programas estão alcançando reconhecimento internacional. A convivência deles com os estudantes nacionais reforça a diversidade de experiências, representa uma oportunidade de convivência intercultural e contribui para a internacionalização do campus da UESC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.