Grupo “Amigos da Praia” promoverá ação de limpeza nas praias da Concha e Soares Lopes nesse sábado(8))

Acontecerá neste sábado, 08/12/2018, uma grande mobilização, organizada pelo GAP- Grupo Amigos da Praia, para limpeza das praias de Ilhéus pós-descida das baronesas nestes últimos dias. As intensas chuvas trouxeram junto com essa planta aquática, uma quantidade imensa de lixo que mata a vida marinha e afeta a qualidade da água.

Estão previstas 2 grandes ações, com mobilização intensa da comunidade. A primeira será a limpeza da Praia da Concha (Morro de Pernambuco) com concentração às 06:30 da manhã no próprio local, e a segunda às 15:30 na Praia da Avenida Soares Lopes com concentração na Catedral de São Sebastião. O trabalho basicamente consiste na coleta de LIXO, durante 1 hora de ação, o qual é contabilizado ao final.

Divulgação

O Mutirão de Limpeza é voluntário, basta chegar e ajudar. Se possível, levar sacos de lixo e luvas, mas se houver dificuldade o GAP da uma ajudinha. “Pedimos que as pessoas venham com boné, calçado fechado, protetor solar e MUITA BOA VONTADE. As praias de Ilhéus estão sofrendo, todos perdem com o lixo nos mares e oceanos, principalmente os animais, as espécies marinhas e também os seres humanos. A ONU estima que, se nada for feito, em 2050 teremos mais plástico no mar do que peixes, e isto prejudicará ainda mais a economia, o turismo e a saúde do próprio homem.  A mudança de hábitos de consumo e de vida do cidadão é fundamental para mudar esse desastre ambiental que aumenta a cada dia.” destacou Vinícius Alcântara coordenador do GAP- Grupo de Amigos da Praia.

O GAP é uma ONG que atua na limpeza das praias com coletas semanais de resíduos, além de realizar palestras de educação ambiental e manter campanhas permanentes de sensibilização da comunidade sobre a problemática do descarte inadequado de lixo, tudo isso através do trabalho de seus voluntários. Foi criado em fevereiro do 2018, devido ao abandono em que se encontrava a Praia da Avenida, repleta de lixo por toda a sua extensão. Até os dias de hoje, os voluntários do GAP já retiraram mais de 11 toneladas de resíduos das praias de Ilhéus .

Os municípios que compõe a Bacia do Rio Cachoeira pouco fazem a respeito do crescimento exponencial das baronesas que são bio-indicadoras de poluição: quanto mais destas plantas aquáticas nos rios, maior o nível de poluição das águas; com a omissão dos órgãos públicos, Ilhéus acaba recebendo toda essa “herança”.

Mais informações

Instagram : @gap_ilheus

Facebook : Grupo de Amigos da Praia

Telefone: 073-991960580 (Vinícius)

Dia da Ação: 08/12/2018

Local e Horário: Praia da Concha 6:30, Praia da Avenida 15:30 (ponto de encontro Catedral)

 

Mário Cardoso

44 anos, Graduando em Letras pela Universidade Estácio de Sá, colaborador deste site, administrador dos grupos Ilhéus Empregos e Classificados Ilhéus X Itabuna no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.