Homenagens a São Jorge, padroeiro de Ilhéus, serão iniciadas neste sábado

É com o tema principal “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do mundo”, que os católicos de Ilhéus iniciam os festejos do padroeiro da cidade, São Jorge.  As festividades terão início no próximo sábado (14) e se estenderão até o dia 22 de abril (domingo), na Igreja Matriz de São Jorge, situada na rua Conselheiro Dantas, centro da cidade.

As novenas e festividades estão entre os mais tradicionais e importantes eventos da Igreja Católica. A novena tem como foco a preparação para o dia da festa de São Jorge, que este ano acontece no dia 23 de abril (segunda) e conta com uma programação extensa, que se inicia às 5h com a Alvorada; segue as 7h com a Missa das Intenções; 10h Missa Solene e as 17h, Caminhada de fé.

A Prefeitura de Ilhéus é uma das convidadas na sétima noite de novena, sexta-feira, 20 de abril, para refletir o tema: “Cristão leigos e leigas, verdadeiros sujeitos eclesiais, aptos a atuar na Igreja e na sociedade”. Outros representantes da população, como a Câmara de Vereadores, as polícias Federal, Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal também estão entre os convidados e homenageados.

São Jorge – São Jorge foi, de acordo com a tradição católica, um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. Na hagiografia (estudo sobre a vida dos santos e seus atos heroicos), São Jorge é um dos santos mais venerados (tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela chamada Igreja Ortodoxa). O santo padroeiro em diversas partes do mundo é imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. Além de São Jorge, Ilhéus também tem como padroeira, Nossa Senhora das Vitórias (15 de agosto). Já São Sebastião (20 de janeiro) é padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.