Ilhéus: Simpatizantes de pré candidato à presidência espalham outdoors de apoio pela cidade

Em matéria publicada no Estadão em janeiro último (26), o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, negou pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a retirada de outdoors com suposta propaganda eleitoral em favor do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) no interior da Bahia.  Nelas levava o texto “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro. Pela honra, moral e ética”.

Na visão do magistrado, não se configuram como propaganda eleitoral antecipada. O ministro do TSE baseia a argumentação na nova Lei das Eleições, alterada pela Reforma Eleitoral de 2015 para justificar sua decisão. Isso motivou os simpatizantes das idéias do parlamentar espalhados pelo país. Aqui na região, Itabuna fixou materiais de apoio e Ilhéus seguiu essa vertente. O grupo denominado  “Bolsonaro Bahia Ilhéus” se organizou e espalhou outdoor´s em algumas áreas da cidade, quatro no total, como na Avenida Canavieiras e Presídio Ariston Cardoso, próximo a rodoviária.

João Barros Brasil, um dos integrantes do grupo, relatou ao Ilhéus em Pauta, a batalha que foi travada para colocar a ideia em prática. Segundo as palavras dele, “foram meses de planejamento e eu, minha companheira e mais 11 amigos se juntaram para montar a ideia, mas não foi nada fácil: burocracia, falta de espaço para colocação dos Outdoors e a proibição que agora foi derrubada. Estamos exercendo nosso direito de se posicionar, o que não impede que outros simpatizantes de outras vertentes políticas a façam” – relatou.

E  muitos foram os obstáculos que eles enfrentam, sendo a destruição dos materiais o mais recorrente. Em janeiro desse ano em Itabuna, uma pessoa não identificada destruiu o material, citando palavras de ordem e musica heavy metal como pano de fundo. Após a ação, ele desapareceu do município e não se tem informações, caso seja localizado, se irá responder judicialmente pelo ato de vandalismo causado. Mascarado  e com sinal que lembra uma estrela tatuada na cabeça, filmou toda a ação, que pode ser vista no vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *