OAB Ilhéus promove conscientização sobre câncer de mama e próstata

A subseção da OAB-Ilhéus, realiza um ciclo de atividades com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção ao câncer de mama e próstata, por meio das comissões da Mulher Advogada e de Eventos. A iniciativa começa com palestras ministradas por médicos especialistas em Ginecologia, Urologia, Mastologia, Nutrição e Psicologia, nesta sexta-feira (9), a partir das 17 horas, no auditório Israel Nunes, na sede da instituição.

No próximo domingo (11), acontece a II Caminhada Beneficente Outubro Rosa e Novembro Azul, na Avenida Soares Lopes, com concentração às 7 horas, próximo ao Centro de Convenções. A mobilização pretende reunir os membros da OAB e a sociedade ilheense, para enfatizar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata. Todos os participantes estarão vestidos com camisa personalizada e a caminhada seguirá do Centro de Convenções até à Catedral, retorna pela Avenida Soares Lopes, finalizando no Clube Social de Ilhéus, onde ocorrerá café da manhã, aulas de dança e sorteio de brindes.

O presidente da OAB Ilhéus, Marcos Flávio, destaca que o evento não possui fins lucrativos. “As camisas serão gratuitas, mas trocadas por alimentos não perecíveis, que serão doados às instituições mais necessitadas da nossa cidade”.  A expectativa é de que 200 pessoas participem do ato, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio das Secretarias de Saúde e de Turismo.

Segundo o doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Hamilton de Campos, não há atualmente outro procedimento com a mesma eficiência do exame de toque, que ainda é visto com certo preconceito pelos homens. “Quando realizado por um médico bem treinado, o toque dura segundos, é indolor e permite avaliar características fundamentais para o diagnóstico de doenças prostáticas”, enfatiza o especialista. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos, em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.