Prefeito de Ilhéus assina Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou hoje (20), o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério de Turismo (Mtur), que integra Ilhéus no processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, como instrumento primordial no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para o turismo. A partir desta adesão, os grupos de trabalho traçam os perfis dos municípios e analisam o desempenho da economia do turismo com o objetivo de facilitar o posterior planejamento de ações de desenvolvimento nesta área. Com isso, a Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur), vem adotando iniciativas para atrair cada vez mais visitantes com eficiência na prestação de serviços.

Entre os termos acordados, estão destinar, anualmente, recursos orçamentários para o turismo do município; constituir ou reativar o colegiado municipal de turismo, caso não exista, ou atualizar o planejamento estratégico municipal de turismo, integrando-o ao da região turística; apoiar o desenvolvimento do território regional, em cooperação com os demais municípios da região turística; indicar um representante municipal responsável pela interlocução do Programa de Regionalização do Turismo e por participar ativamente da instância de governança regional, caso exista; constituir uma instância de governança da região, caso ainda não exista, em conjunto com os demais municípios.

Conforme o secretário municipal Roberto Lobão, a Secretaria conta, hoje, com a ajuda de diversas instituições trabalhando e promovendo a formatação do turismo de Ilhéus. “São formalizações junto aos órgãos estaduais e nacionais que viabilizam recursos e credenciam nossa cidade no Plano de Ação das mídias para vender nossa Ilhéus para o Brasil e para o mundo”, disse à respeito da adesão formalizada hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.