Seminário de Gestão, Conselho e Políticas Culturais em Ilhéus supera expectativas dos participantes e organizadores

O Teatro Municipal de Ilhéus foi sede do  seminário “Gestão, Conselho e Políticas Culturais: o lugar da Cultura na Gestão Pública, neste final de semana. O evento, que teve como curador Pawlo Cidade, surgiu através de uma iniciativa da Comunidade Tia Marita, em parceria com a secretaria municipal de Cultura, o FAEGSUL e a Córdula Responsabilidade Social e Cultural, com apoio institucional do ITEIA e apoio da Ilhéus FM e Phoenix Eventos, teve patrocínio e apoio cultural do SEBRAE e da PROEX da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Os organizadores do encontro registraram a presença de aproximadamente 280 agentes culturais (entre eles, alunos da primeira e segunda turma do curso de especialização em Gestão Cultural da UESC). Foram três dias de rodas de conversa, palestras e debates, que envolveram assuntos como o papel  social e transformador dos conselhos, formação de agentes culturais, acessibilidade cultural, profissionalização do setor público, função das redes colaborativas, entre outros.

A abertura do evento na sexta, 29 de setembro, contou com apresentações artística dos grupos: afro Batuka Gêge, de Ilhéus; Capoeira do Mestre Dimainha de Canavieiras e Orquestra de Câmara Canto das Artes, de Itapetinga. Para iniciar as atividades do sábado, 30, o ator e poeta José Delmo fez uma apresentação artística contando a história de Ilhéus com riqueza de detalhes, deixando o público encantado.

Ainda no mesmo dia, para finalizar, o espetáculo “Os Fuzis da Senhora Carrara” foi exibido na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus, com descontos especiais para os inscritos no seminário.

Os participantes do evento debateram importantes temas durante todo o final de semana e saíram muito satisfeitos com  o resultado.

A museóloga Leane Gonçalves destaca que a temática escolhida para ser o ponto de partida dos diálogos foi muito importante, principalmente na atual conjuntura do Brasil. “Os palestrantes convidados conseguiram pontuar de maneira muito pertinente as questões que lhe foram propostas. O formato estabelecido também favoreceu um debate mais dinâmico e democrático. Acredito que a única questão a ser ajustadas para uma próxima edição seja a carga horária, pois 2 dias de debates pareceu pouco para a quantidade de palestrantes.”, complementou Leane.

Cursando especialização em Gestão Cultural na UESC, a museóloga demonstrou encantamento pela apresentação cultural da conferência. “Foi linda e foi muito bom conhecer o trabalho realizado pela nossa colega Roberta com aqueles jovens. O ponto que mais me agradou, foi que os participantes puderam conhecer mais sobre ações desenvolvidas aqui no território, por conta da participação de debatedores da própria região nas rodas de conversa. Vou aproveitar muita coisa que ouvi e aprendi no seminário no meu trabalho da pós, e vou compartilhar com meus companheiros da Rede de Educadores em Museus na nossa próxima reunião.”, finalizou

Para Pawlo Cidade, curador do seminário, “o evento foi extremamente positivo porque conseguiu alinhar alguns pensamentos e algumas concepções sobretudo em relação a gestão, conselhos e às políticas culturais, que são hoje desenvolvidas, aplicadas articuladas dentro do município.” Segundo ele, a ideia desde o início era possibilitar essa troca de experiência e essas de informações.
Os participantes destacaram a organização do evento, bem como elogiaram a excelente escolha dos profissionais presentes.
As fotos oficiais do encontro ficaram sob os cuidados de Ruy Penalva, inclusive as utilizadas nessa reportagem, cedidas gentilmente pelo mesmo à nossa equipe de reportagem.

Um comentário em “Seminário de Gestão, Conselho e Políticas Culturais em Ilhéus supera expectativas dos participantes e organizadores

  • outubro 2, 2017 em 2:36 pm
    Permalink

    Parabéns pela Matéria Lívia Carvalho pela matéria. O Seminário foi incrível mesmo. Muito importante eventos como esse para toda a região Sul da Bahia. Pawlo Cidade está de Parabéns pelo seminário!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *