Ilhéus: Governador prevê conclusão ainda este ano da nova ponte

O governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado pelo vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub, visitou, na manhã de hoje, 19, as obras de construção da nova ponte que ligará o Centro da cidade ao Pontal e toda a zona sul. No canteiro de obras, na Praia do Cristo, Rui foi recebido por lideranças políticas regionais e respondeu a perguntas da imprensa. Ele prevê que a obra da nova ponte deve ser concluída no segundo semestre de 2018. “Essa obra terá a função de pavimentar novos caminhos de desenvolvimento para a população de sete municípios cortados pela BA 001”, declarou o governador.

Na oportunidade, representantes da construtora apresentaram ao governador, o cronograma da programação de trabalho no local. Os técnicos mostraram a conclusão da fundação do mastro principal, que tem 20 fundações em estacas encravadas com diâmetro de dois metros, a 31 metros de profundidade. “A partir de agora, a obra ganhará altura e ficará mais visível. Além da ponte, o projeto ainda contempla a construção de dois quilômetros de acessos, que vão requalificar e valorizar ainda mais a orla de Ilhéus”, assegurou o governador Rui Costa.

A primeira da Bahia – A obra permite uma ligação suspensa por cabos de sustentação que partem diretamente de um mastro até o tabuleiro da ponte. É considerado pela engenharia como modelo economicamente viável e a melhor opção para ligações maiores que 150 metros. “Esta ponte vai requalificar, não só a cidade de Ilhéus, mas toda a região. Esta ponte é semi-estaiada e através dela, mudaremos o padrão de mobilidade urbana, o que garante mais acessibilidade e o fortalecimento do turismo na região. Esta obra será entregue ainda neste ano, o que dará a Ilhéus um novo cartão postal”, assegurou Costa.

A nova ponte facilitará a locomoção das pessoas entre as praias do Sul (Morro de Pernambuco) e as do Norte (praia do Cristo), atraindo investimentos na área do turismo e da indústria, e o fortalecimento da economia local. São 533 metros de comprimento e largura de 25,3 metros, com quatro faixas de rolamento, uma ciclovia e uma faixa exclusiva para pedestres. Também faz parte do conjunto da obra um sistema viário de acesso ao Porto do Malhado, distrito industrial do município e o futuro Porto Sul.

O pavimento abrirá quatro vias do outro lado da orla, próximo à cabeceira do aeroporto. Já próximo ao centro da cidade, o governador disse que está em diálogo com o prefeito Mário Alexandre, para a possibilidade de abrir novas áreas de estacionamento, no sentido de facilitar o trânsito da cidade.

Estiveram presentes ao encontro, os deputados federais Bebeto Galvão (PSD); Davidson Magalhães (PCdoB); Jorge Solla (PT); Paulo Magalhães (PSD); a senadora Lídice da Mata (PSB); os secretários estaduais da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Vitor Bonfim; de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; da Saúde, Fábio Vilas Boas; da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e também dos secretários municipais de Governo, Alisson Mendonça; de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio; de Relações Institucionais, Sérgio Souza; de Serviços Urbanos, Jorge Cunha; da Cultura, Pawlo Cidade; de Comunicação, Alcides Kruschewsky, além dos vereadores Paulo Meio Quilo e Nerival Reis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.