Itabuna: No sábado (12) tem Dia D na vacinação contra a gripe

Dando seguimento ao cronograma estabelecido pela Prefeitura de Itabuna e pela Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de saúde estão vacinando, nesta semana, todos os indivíduos com idade de 60 anos ou mais. Até o momento, já foram convocados pela campanha profissionais da área de saúde, crianças com idade de até 5 anos, mulheres grávidas e mães que tiveram filhos em até 45 dias.

A vacinação dos idosos segue até amanhã, sexta-feira (11) e está sendo aplicada em todas as unidades, observando-se os horários de atendimento de cada posto. Neste sábado (12), “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação, serão vacinadas todas as pessoas catalogadas como público-alvo da campanha, incluindo aí possíveis retardatários que perderam as datas do cronograma municipal e também os portadores de doenças crônicas, professores, indígenas, profissionais do sistema prisional e detentos.

O secretário de Saúde, Deivis Guimarães, em entrevista a uma emissora de TV nesta quarta-feira (9), apresentou o primeiro balanço dos primeiros dias de campanha. Segundo o secretário, por maior que esteja sendo o esforço da Secretaria de Saúde e de todos os órgãos de imprensa, as metas ainda estão abaixo do esperado. 70% dos profissionais de saúde foram vacinados.  Entre os idosos, a taxa está se concentrando, até o momento,  em 50%; e entre as crianças com idade de até 5 anos a situação é ainda mais preocupante, pois somente 25% foram vacinadas.

No “Dia D”, neste sábado, a rede de atendimento estará toda ela funcionando em esquema especial para atender a população. Todas as unidades de saúde estarão em funcionamento, das 8h às 16h. A campanha segue ainda até o dia 1º de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.