Itabuna: Secretário de saúde é empossado como conselheiro do CMS e apresenta plano de trabalho

O secretário municipal de Saúde de Itabuna, Deivis de Oliveira Guimarães, participou nesta quarta-feira (9) da sua primeira reunião oficial como conselheiro do Conselho Municipal de Saúde (CMS), principal órgão de acompanhamento e fiscalização das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na reunião, que teve com uma das pautas também a prestação de contas da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna referentes ao Exercício de 2017, o secretário apresentou um resumo de suas ações estruturantes, ratificando o seu posicionamento, defendido mesmo antes de ser empossado, de conduzir as suas ações tendo o CMS como o seu grande parceiro, estabelecendo uma relação de diálogo aberto. O secretário disse ainda que é um gestor acessível, e tem a certeza de que as propostas que vem elaborando para melhorar os serviços públicos na área de Saúde terão o CMS, não como coadjuvante, mas como ator principal dos desenhos que se elaboram para os próximos meses.

Na apresentação de suas propostas, cujo traçado conta com o apoio irrestrito do prefeito Fernando Gomes, Guimarães disse que alguns pilares das mudanças já estão sendo executados, que são as duas medidas publicadas no Diário Oficial do Município nos últimos dias, determinando o recadastramento de todos os servidores da Secretaria de Saúde e a execução de uma reforma administrativa ampla. Por esse esboço, o secretário falou ainda que a Saúde do município deverá ser a primeira secretaria a colocar em prática o Plano de Cargos e Salários, que será elaborado em parceria com o Conselho Municipal e com as representações sindicais. Guimarães falou ainda da isonomia salarial e da garantia da manutenção dos benefícios dos servidores. Para ele, “é inconcebível que haja na secretaria o pagamento de qualquer benefício que não tenha respaldo legal, e que deve ser pago a todos servidores tudo que lhes é de direito e em dia”, disse.

Bastante elogiado pelo caráter técnico com que apresentou suas propostas, integrantes do CMS tiveram ainda a oportunidade de sabatinarem o secretário, que foi empossado há 20 dias no cargo. “Eu quero dar as boas-vindas ao secretário, dizer que estamos bastante felizes com as propostas que estão sendo lançadas e que a disposição do mesmo dá ânimo para que sejam vislumbrados horizontes melhores para uma cidade com problemas tão sérios, tão enraizados e tão difíceis de serem conduzidos”, disse o conselheiro José Dantas.

Nos próximos dias, Deivis Guimarães iniciará também uma série de reuniões pontuais com as comissões que compõem a estrutura do Conselho Municipal. “O objetivo é conhecer também de maneira bastante contundente todas as nuances do CMS, sua organização, para que estejam garantidos sobretudo o seu funcionamento mais pleno”, disse o secretário, comprometendo-se em assegurar que o CMS exerça da maneira soberana o seu papel.

Foi agendada para a próxima semana uma reunião extraordinária, a pedido do secretário, para apresentação da proposta do projeto de reestruturação administrativa da Saúde e o Plano de Cargos e Salários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.