Itacaré Sound Festival começa hoje; Confira a programação do evento

Por Itacaré Urgente

A Bahia volta a ser destaque no cenário mundial de surfe a partir desta quinta-feira, 26, quando tem início o Itacaré Surf Sound Festival, na praia da Tiririca, em Itacaré, no sul do estado. Organizado pela World Surf League (WSL), o campeonato segue até domingo, 29, com entrada gratuita.

A etapa do WSL Qualifying Series com status QS 1500 conta com a participação de 106 atletas de nove países. Esta é a penúltima etapa do mundial, que já passou pela Argentina, Peru e Chile.

Foto: Fabriciano JR – Itacaré Urgente

O Mundial de Surf em Itacaré contará ainda com a presença de nomes como Raoni Monteiro, Heitor Alves, Thiago Camarão, Victor Bernardo, Hizunome Bettero, Jihad Khodr, Krystian Kymerson, Weslley Dantas, Jean da Silva, Victor Mendes, Robson Santos, Gabriel Farias, Alan Donato e outros. Entre os estrangeiros, destaque para o japonês Kaito Ohashi, o chileno Guilhermo Satt e o peruano Juninho Urcia.

No total, são dezessete participantes da Bahia, dez deles de Itacaré. Seis surfistas locais da cidade entram na segunda fase, incluindo Olivier Cassaigne, que representa a França no Circuito Mundial por morar lá há alguns anos. Mas, Junior Santos, Alandreson Martins, Igor Farias, Tarcizio Campos e Davi Silva competem como brasileiros, que são maioria entre os concorrentes ao título no QS 1500 de Itacaré. Serão 89 contra onze de outros países, três deles vindos da Argentina, três do Peru, dois dos Estados Unidos, dois do Chile e o itacareense Olivier Cassaigne pela França.

A final acontece em Maresias (SP), no mês de novembro. O título da série vale 1500 pontos para o WSL Qualifying Series e 1000 pontos para o ranking regional da WSL South America, que define o campeão sul-americano da temporada.

De acordo com a WSL, os juízes da competição avaliam cinco elementos: confiança e grau de dificuldade, manobras progressivas e inovadoras, combinação de manobras fortes e expressivas, variedade de manobras e repertório, além de velocidade, força e fluidez.

Confira ao vivo, tudo que está rolando na Praia da Tiririca, com transmissão ao vivo pelo www.worldsurfleague.com.

Mário Cardoso

43 anos, Graduando em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz, colaborador deste site, administrador dos grupos Ilhéus Empregos e Classificados Ilhéus X Itabuna no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *