Livro “Profundanças 2” será lançada no aniversário de Frida Kahlo, nesta quinta

Na próxima quinta-feira(6) somando-se às ações realizadas em todo o mundo em memória ao 110º aniversário da pintora mexicana Frida Kahlo, será lançado o livro “Profundanças 2: antologia literária e fotográfica”. A obra, organizada pela professora universitária, poeta, performer feminista, Daniela Galdino, reúne poemas, contos e crônicas de autoria de 16 mulheres, além de ensaios fotográficos que retratam o cotidiano dessas escritoras realizados por 19 ‘fotógrafes’. Resultado de uma ação colaborativa e sem fins lucrativos, o livro conta com talentos da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, e ficará disponível para download gratuito a partir dessa data.

Três anos após o lançamento do primeiro volume da antologia, “Profundanças” volta a dar corpo às narrativas e textuais visuais de autorrepresentações de mulheres, autoras inéditas em sua maioria, permitindo que leitoras/es as conheçam e se reconheçam por meio dos seus escritos. Considerado um espaço de diálogos, expansões artísticas e democratização, ao ser disponibilizado na internet, o livro poderá ser lido em diferentes contextos, por diferentes sujeitos, ampliando as possibilidades de experiências literárias.  “Com isso, Profundanças representa as insurgências de quem, a partir de ações colaborativas, se dedica a rasurar a lógica de invisibilidade literária imputada às mulheres e que ainda impera no mercado editorial brasileiro “, explica Daniela.

Lançamento

O lançamento virtual será às 9h desta quinta (06), e pode ser acompanhado no FACEBOOK. A partir disso, o livro ficará disponível gratuitamente, por tempo indeterminado, no link  , onde também é possível saber mais sobre os dois volumes de Profundanças.

Mas nem só de internet será feito o lançamento. No mesmo dia, às 19h, o Instituto Hólon de Arte, Saúde e Educação (IHASE), na Zildolândia, em Itabuna, será palco de um Sarau que vai congrerar a música de Bia Reis e Rapha Mota; Pedro Costa; Eloah Monteiro; e Rilson. A performance de Lorenza Mucida e do Grupo Vozes. Recital de Iolanda Costa; Walmir do Carmo. A Poesia sonora no “Abismo_Diverso” de Daniela Galdino e Daniel Puig. Um gira-poema com autoras do livro, exposição fotográfica de Mariana Lisboa e João Caique, Ana Lee, Haísa Lima, Catarina Barbosa, Brenda Matos e Manu Alves, além do Bazar das Comadres, onde será possível consumir boa comida e comprar artesanato. A entrada será gratuita.

Profundanças é um projeto totalmente colaborativo e desde 2014 se apresenta como primeira experiência editorial da produtora baiana Voo Audiovisual, que já vem se destacando no cenário estadual e nacional com projetos de cinema, teatro e formação de público para as artes. A realização do livro “Profundanças 2: antologia literária e fotográfica” tem caráter independente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *