Aluna do Projeto Arte-Dança da Rede de Ensino de Ilhéus é classificada em teste no Ballet Bolshoi

A estudante ilheense Kettley Gabriele Leôncio de Almeida, de 9 anos, aluna do 5º ano na Escola Municipal Gisélia Soares, no bairro Nelson Costa, e do Projeto Sociocultural Arte-Dança, programa integrado à Rede Pública de Ensino, foi aprovada no teste realizado pelo Ballet Bolshoi – tradicional Escola de Ballet da Rússia – existente no Brasil, na cidade de Joinville, Santa Catarina, a única extensão estrangeira da companhia de dança russa no Brasil. A seletiva ocorreu no último dia 10 de julho, no Ilhéus Praia Hotel, com a participação de cerca de 100 crianças de toda a região, sendo a grande maioria de academias de dança privadas.

Kettley é filha de Aline Leônico, que convive com seu padrasto Marivaldo Souza, pedreiro autônomo. Ela iniciou seus estudos de ballet clássico no Projeto Sociocultural Arte-Dança, em 2017, e diante de seu potencial, reconhecido de imediato, foi convidada pela professora Sôanne Marry para fazer aulas em dois espaços, no Caic e na Biblioteca Municipal Adonias Filho. “Sou muito grata pela oportunidade que o município pôde proporcionar a minha filha. Não temos condições de pagar escola particular. Este é um sonho que estamos vivendo junto à nossa filha”, disse, emocionada, dona Aline.

Para a secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, a conquista de Kettley serve para mostrar aos cerca de 21 mil alunos da rede que, “eles também, são capazes”. Eliane, continua: “O Projeto, tem como principal objetivo, fazer com que o aluno perceba a importância que ele tem para sí mesmo.” “Continuamos investindo em uma educação de qualidade.” Concluiu a secretária.

O Projeto Sociocultural Arte-Dança, idealizado pela professora Sôanne Marry, acolhido pela Secretaria Municipal de Educação, acontece em três espaços, na Escola Odete Salma, no Caic e no espaço da Biblioteca Municipal, com crianças na faixa etária de 8 a 16 anos. As aulas teóricas e práticas consistem em trabalhar de forma integral o corpo, levando educação, saúde, prática esportiva, artística, social e cultural oportunizando-os a perceber, experimentar e descobrir as diversas formas de movimento, englobando a ludicidade e a socialização através da Dança/Educação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.